Instalada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a UOVO é a primeira empresa do Sul do Brasil a produzir tanques de concreto para a indústria vinícola e de destilados. A ideia do projeto foi ser uma alternativa para empresas que buscam processos de elaboração especiais para as bebidas, já que o formato e o material utilizados proporcionam diversos benefícios
A diretora ressalta que os tanques de concreto são fabricados em diversos países da Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, na Argentina. “Os produtores brasileiros costumam importar de fornecedores italianos, franceses e, em alguns casos, da Argentina. Além do trâmite para importação do produto, o frete é um fator que também pesa bastante, afinal, são tanques pesados, e em alguns casos envolvem transporte marítimo”, afirma Paula, destacando o benefício de haver um produto fabricado no país. “A UOVO tem as vantagens de estar em solo brasileiro, em meio a uma das principais regiões produtoras de vinhos, otimizando atendimento, entrega e pós-venda.”
De acordo com a UOVO, o tanque de concreto, sem cantos e bordas, faz com que o vinho se movimente de forma constante no interior oval do recipiente, sem sofrer interferência externa e tendo pouco contato com o oxigênio, e a porosidade do material (que proporciona a micro-oxigenação lenta e gradual) preserva o caráter frutado do vinho, deixando-o limpo e íntegro tanto no visual quanto no paladar.
Além disso, o material proporciona temperatura constante e natural, facilidade de limpeza e durabilidade dos tanques. Atualmente, a UOVO oferece opções de tanques para vinhos tintos com capacidade para 1,125 mil litros (formato oval) e 1,5 mil litros (esfera).
O Merlot safra 2022 da Vistamontes, de Bento Gonçalves, foi o primeiro vinho elaborado nos tanques da UOVO. Ele ficou armazenado por nove meses nos ovos de concreto, destacando a fruta e o frescor da bebida.