A primeira versão do aplicativo da TruckPad surgiu em 2013. O app foca em caminhoneiros que rodam até 200 quilômetros buscando cargas e acabam na mão de agenciadores. Eles cobram comissões em troca da indicação das encomendas e corroem os ganhos dos caminhoneiros. As transportadoras também não conseguem encontrar os motoristas de maneira eficiente.
A partir de 2014, a TruckPad começou a escalar. O aplicativo tem hoje uma rede de 12 mil transportadoras e 400 mil caminhoneiros, com 1,2 milhão de downloads em seu aplicativo.
A TruckPad não cobra dos caminhoneiros, que podem ganhar até 50% a mais em suas entregas pela falta de agenciadores. Quem paga são as transportadoras, que contratam fretes pela startup por meio de duas formas: uma assinatura mensal a partir de 79,90 reais ou um percentual de 2,5% a 5% sobre cada encomenda. Outra forma de monetização é um marketplace pelo celular para vender itens de marcas como Mapfre, Mercedes-Benz e Michelin.
O crescimento será ainda mais acelerado a partir deste mês, após o aporte da Full Truck Alliance. O gigante tem uma atuação similar à da TruckPad, conectando 7 milhões de motoristas e 2,5 milhões de expedidores de carga. Está perto de atingir o status de decacórnio (avaliação de mercado de 10 bilhões de dólares) e prepara sua estreia na bolsa de valores.
Neste ano, a TruckPad movimentará entre 500 e 700 milhões de reais em fretes e crescerá 3 vezes sobre 2018. Para o próximo ano, projeta movimentar 2 bilhões de reais e crescer de 3 a 4 vezes sobre 2019. O quadro de funcionários será quadruplicado, indo de 150 a 600 funcionários até julho de 2020.
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