Era uma questão de sobrevivência inovar e experimentar novas formas de trabalhar e atender clientes e acionistas que, no passado, não eram adotadas por um motivo ou outro. Na época do surto de Coronavírus, embora muitas pessoas e empresas estivessem relutantes em apostar tudo nas tecnologias da Indústria 4.0, felizmente, a capacidade e a estrutura desses recursos estão à disposição, mesmo que não totalmente aperfeiçoadas. Imagine viver nossa realidade de 2020 em 1980 – sem dispositivos conectados, videoconferência e inteligência artificial para nos apoiar.
A Tecnologia da Indústria 4.0 tornou-se parte integrante não apenas de como sobrevivemos à pandemia, mas também de como existiremos em um mundo pós-pandêmico.
Computação em nuvem
À medida que a força de trabalho se concentrava em casa para reduzir a disseminação do Coronavírus, a computação em nuvem ajudou as empresas a darem continuidade às operações do dia a dia. A tecnologia permite que elas possam expandir e contratar infraestrutura de TI de maneira econômica – um ponto crítico, visto que as necessidades evoluíram durante a crise e vão continuar a evoluir enquanto nos acostumamos com uma nova realidade.
Inteligência artificial (IA)
Seja para descobrir novas maneiras de se comunicar com clientes ou partes interessadas, automatizar processos de negócios ou otimizar pedidos online, a IA estava nos bastidores, tornando tudo isso possível. A tecnologia aprende com a experiência para melhorar no futuro. O aumento da confiança na tecnologia vai resultar em inteligências artificiais cada vez mais avançadas.
Rede 5G
O 5G é a espinha dorsal da nossa sociedade online. A demanda para lidar com um fluxo variado de dados dos dispositivos interconectados em uma velocidade rápida torna a rede crucial para os avanços da 4ª Revolução Industrial
Big Data
As autoridades de saúde procuraram entender a pandemia usando big data e big data analytics. Elas rastrearam o número de casos e infecções e modelaram a curva de disseminação em várias cidades, regiões e países.