O Steel Frame é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Seu fechamento é feito por placas, podendo ser cimentícia, de madeira, drywall, etc que substituem tijolos e blocos. Sua estrutura é composta basicamente por: fechamento externo, isolantes termo acústicos e fechamento interno. Os perfis leves são conformados a frio e sua montagem forma o esqueleto estrutural (paredes, pisos e telhados).
A principal diferença do Steel Frame é a limpeza do canteiro de obras, pois não há necessidade do uso de água proporcionando uma construção seca, título pelo qual esse sistema construtivo também é chamado.
Dentre inúmeras vantagens do Steel Frame está à precisão de montagem e a precisão orçamentária. O prazo de execução é mais curto, gerando economia com mão de obra e custos indiretos como aluguel de ferramentas, uso de água e energia. Por ter menor espessura que tijolos ou blocos é possível ter um ganho de área de cerca de 5% se comparado com uma edificação em alvenaria. A obra é considerada sustentável por que não utiliza água, não há desperdício de materiais e nem geração de entulho.
A resistência é outro ponto forte do Steel frame que já é bastante utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa, locais que possuem grande incidência de terremotos e furacões.
No Brasil, menos de 3% das edificações são construídas pelo sistema Steel Frame, muito pouco, devido a todas as vantagens que esse sistema apresenta. Isto se dá pelo fato de o Brasil ainda ser um país conservador, fazendo com que novas tecnologias demorem para serem aceitas, mesmo apresentando mais vantagens que as atuais.
Aos poucos o Steel Frame está entrando no mercado. Com a procura pelo alto desempenho e a sustentabilidade na construção civil, este sistema se mostra muito eficiente e apropriado. É um grande nicho de mercado a ser explorado, tanto por empresas , quanto por profissionais da área da construção civil.