Parabens Arquiteto(a)

No dia 15 de dezembro, comemora-se o Dia do Arquiteto (a)

O Grupo New Alliance parabeniza todos os arquitetos que fazem ou fizeram parte dos nossos projetos.

Como uma profissão ligada à construção, ela enfrenta vários desafios que vão desde o momento em que entram no mercado de trabalho até a frequente atualização para novas tecnologias. Confira quais são as principais questões atuais relacionadas à arquitetura.

Desafios de tecnologia x recursos humanos

BIMmetaverso, business intelligence, drones… Hoje são muitas as ferramentas usadas para otimizar o trabalho dos arquitetos (as). Como lidar com estas transformações do mercado e entender estas plataformas?

“Na verdade, a tecnologia veio para somar, nos dando mais ferramentas para desenvolver nossos trabalhos com mais agilidade. É importante que um bom profissional de arquitetura esteja atualizado e saiba manejar as ferramentas que são mais utilizadas. O grande desafio é estar sempre a frente, se atualizando a todo o tempo, se destacar e conhecer as novidades que vêm sendo criadas, para encantar os clientes e estar à frente da concorrência”

um dos principais desafios é conseguir absorver a quantidade de informações e itens sendo desenvolvidos para tecnologia. “Infelizmente, o mundo acadêmico não dá conta de absorver o que mercado produz e entrega no dia a dia. A instituição muitas vezes fica longe da prática. Consequentemente, o (a) arquiteto (a) tem o desafio de se manter informado em assuntos mais amplos que não dizem respeito somente à arquitetura. É o caso, por exemplo, da tecnologia voltada para a inteligência artificial, os recursos de realidade aumentada e projetos virtuais e as formas de apresentar o projeto para que o cliente se sinta ‘dentro dele’ antes dele ser realizado. Independentemente do tipo de tecnologia, sendo ela digital ou física, é preciso que o (a) arquiteto (a) tenha uma rede de apoio e parcerias muito ampla. Por isso, o grande desafio é ter bons relacionamentos interpessoais. É ter um leque de rede de apoio de um ecossistema que consiga compor o seu projeto, uma vez que a arquitetura vai muito além do espaço. Ela fala da atmosfera e da ambiência. É necessário ter parceiros que façam parte do desenvolvimento projetual e executivo. A grande diferenciação hoje está no recurso humano”.

Leia também:
>> Locação logística no 2 trimestre aumenta 384% em relação a 2019

>> Tiny Houses para investidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Digite sua palavra-chave