A Logística 4.0 (também conhecida como “Digital Logistics”) assumiu a mesma importância para as cadeias de suprimentos que a Indústria 4.0 para as fábricas. Ajuda as empresas a automatizar ainda mais suas cadeias de suprimentos e como agregam valor, incluindo monitoramento contínuo e aumento geral da eficiência.
A Logística 4.0 torna possível integrar e coordenar de maneira otimizada os processos através dos limites corporativos. Quando bem-sucedidas, os problemas de logística relacionados aos fluxos de entrada e saída de materiais podem ser simplificados significativamente. As empresas estão usando a Logística 4.0 para conectar todas as suas linhas e processos de produtos.
Isso também ajuda as empresas a trabalhar com mais eficiência do que nunca com clientes e parceiros, como fornecedores, fabricantes, atacadistas, varejistas e fornecedores de logística. O objetivo final: auto-monitoramento e logística auto-adaptável.
As tecnologias para essa visão futurista da Logística 4.0 já estão disponíveis. Em muitas fábricas, a comunicação entre contêineres e mercadorias é uma realidade. Muitas das tarefas diárias clássicas dos funcionários do armazém estão sendo otimizadas com a tecnologia mais recente, por exemplo, com prateleiras inteligentes e óculos de dados para ajudar os funcionários a escolher itens rapidamente e sem erros.
Quando se trata de transporte, caminhões inteligentes, contêineres e paletes estão abrindo novas abordagens para o monitoramento. Os sensores e a Internet das Coisas (IoT) estão permitindo que as mercadorias relatem quando um valor limite foi excedido, por exemplo, temperatura, inclinação ou intensidade da luz recebida.
Também para os departamentos de compras, os sensores também estão se tornando cada vez mais importantes – como forma de facilitar o monitoramento de inventário e a reordenação automatizada. Outro avanço: os portais de comunicação estão ajudando a tornar os processos de compra mais eficientes e transparentes. Essa é uma grande vantagem diante de paisagens complexas de fornecedores.
A Logistica 4.0 depende de uma combinação de tecnologias complementares, entre as quais GPS, códigos de barras, códigos DataMatrix, identificação por radiofrequência (RFID) e sensores, intercâmbio eletrônico de dados (EDI), Internet e telemática, além de arquitetura no local e na nuvem e software.
Sou a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.