História do Pré-moldado

O próprio nascimento do concreto armado ocorreu com a pré-moldagem de elementos fora do seu local de uso e posteriormente as peças eram transportadas para seu local de utilização.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial a necessidade de reconstruir diversos tipos de edificações e a falta de materiais impulsionou a Europa para a construção utilizando pré-fabricado devido à necessidade de rápida reconstrução de hospitais, escolas, edifícios, pontes e outros. A sua velocidade de construção e a racionalização das etapas de construção foram determinantes para seu sucesso.

A utilização do concreto pré-fabricado pode ser dividido em três períodos:

  • 1º Período de 1950 a 1970 – Com a devastação pós Segunda Guerra Mundial a necessidade de reconstrução urgente de edificações industriais, habitacionais, de moradia e hospitais teve início a construção de pré-fabricados de ciclo fechado onde procurou seguir conceitos adotados em setores da indústria buscando a repetição e produção em série dos elementos pré-fabricados.
  • 2° Período de 1970 a 1980 – Esse período foi marcado por diversos acidentes em construções que utilizavam grandes painéis pré-fabricados, provocando uma rejeição social a esse método de ciclo fechado. Ocorreu uma grande revisão nos conceitos de utilização dos métodos construtivos de grandes elementos pré-fabricados tendo inicio a queda do sistema construtivo de ciclo fechado
  • 3° Período pós 1980 – Ocorreu a consolidação da construção de pré-fabricados de ciclo aberto. Esse novo sistema tem como finalidade a criação de técnicas, tecnologias e processos de fabricação flexíveis.

Pode-se dizer que atualmente vivemos em um sistema flexibilizado onde não mais os elementos são padronizados, mas os projetos possuem flexibilidade para adequar as necessidades arquitetônicas de cada projeto.

No Brasil, a primeira notícia que se tem de uma grande obra com utilização de elementos pré-moldados, refere-se à execução do hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. Abaixo, alguns períodos que marcaram a evolução do pré-moldado no Brasil:

  • 1926 – Pré-moldagem em canteiro de estacas para a Fundação do Jockey Club Rio de Janeiro;
  • 1961 – Utilização de pré-fabricados em obras públicas da Construtora Marna (Paraná);
  • 1970 a 1980 – Houve pouco desenvolvimento;
  • 1980 a 1990 – Foram feitas obras públicas e fundações;
  • 1990 – Retomada do uso do pré-fabricado

Diferença entre pré-moldado e pré-fabricado

A norma brasileira NBR 9062 define a diferença entre pré-fabricado e pré-moldado:

Elemento pré-fabricado é executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, sob condições rigorosas de controle de qualidade, conforme os elementos produzidos em usina ou instalação analogamente adequadas aos recursos para produção e que disponham de pessoal, organização de laboratório e demais instalações permanentes para o controle de qualidade, devidamente inspecionada pela fiscalização.

Já os elementos pré-moldados são executados fora do local de utilização definitiva na estrutura, com controle de qualidade dos elementos produzido em condições menos rigorosas de controle de qualidade. Devem ser inspecionados individualmente ou por lotes, através de inspetores do próprio construtor, da fiscalização do proprietário ou de organizações especializadas, dispensando-se a existência de laboratório e demais instalações congêneres próprios.

Elementos do Sistema Construtivo em concreto Pré-moldado

Fundação:

As fundações para estruturas que recebem elementos pré-moldados são diferentes do modelo construtivo tradicional. Elas são concretadas deixando um vazio para colocação da peça pré-moldada que posteriormente será preenchida com micro concreto.

Pilar:

Os pilares pré-moldados possuem seções de diferentes dimensões e formas de acordo com a necessidade do projeto. Sua função é receber as cargas provenientes da estrutura (peso próprio e sobre cargas). As formas mais comuns são quadradas ou retangulares e recebem os consoles que dão apoio as vigas. Seu comprimento máximo é definido pela limitação do transporte que é 24 m. Para elementos maiores em comparação aos custos de transporte é mais econômica a confecção no canteiro de obras.

Viga:

Podem ser de concreto armado ou protendido e sua principal função estrutural é dar suporte a laje de piso, elementos de cobertura, painéis de fechamento e etc. Suas formas variam em formatos “I”, “T” e retangulares.

Laje:

As lajes em concreto pré-moldado são muito vantajosa, pois apresentam uma rapidez na sua montagem, não necessitam de escoramentos, possuem alto desempenho mecânico, conseguem vencer grandes vãos e as suas faces inferiores possuem acabamento satisfatório para ficarem aparentes.

Escadas:

São muito versáteis, pois após a sua instalação não necessitam de acabamentos como ocorre nas escadas moldadas in loco. As escadas pré-moldadas mais comuns são as retas, elas podem ser divididas em patamares.

Painéis Pré-moldados:

São utilizados para fazerem todo fechamento das fachadas da edificação. O uso de painéis em divisórias internas não é comum. Neste caso são utilizadas Alvenarias com blocos de concreto ou tijolos cerâmicos ou paredes do tipo Dry Wall. Nos fechamentos externos, os painéis pré-moldados também podem ser trocados por fechamento com blocos vazado ou tijolo cerâmico e ainda fechamento em estrutura metálica com telhas ou painéis com estrutura tipo Steel Frame.

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