O fulfillment pode ser definido como um conjunto de operações e atividades realizadas desde o recebimento do pedido na loja virtual até a entrega do produto. Dentro dele existem vários processos. Estes processos englobam todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente exigindo uma atuação integrada entre os setores a fim de garantir a excelência do serviço prestado. Dentre estes podemos citar:
- Estoque: o armazenamento dos produtos, a localização e as quantidades necessárias são extremamente importantes para o cumprimento da entrega. Um produto armazenado corretamente, por exemplo, reduz as chances de devolução a troca a pedido do cliente;
- Separação: a segunda etapa não deixa de ser importante. É hora de processar o pedido dentro de um prazo viável para que a entrega seja realizada sem atraso;
- Embalagem: assim como o armazenamento, embalar o produto corretamente é fundamental e pode evitar prejuízos. Além de ser ágil, é necessário atentar-se a entrega nas condições ideais ao consumidor para evitar trocas, devoluções e todo o custo que isso envolve;
- Logística(em todo o processo de entrega dos produtos),
- Tecnologia (no desenvolvimento de soluções inovadoras para otimizar os procedimentos),
- Atendimentos (na garantia de um bom relacionamento com os clientes),
- Marketing (no planejamento estratégico das ações para atrair clientes).
Para o funcionamento efetivo de todas essas tarefas, é necessária uma equipe especializada dedicar a cada setor, se mantendo sempre atualizada às frequentes mudanças em relação à produtos e serviços de preferência dos consumidores e reagindo de maneira flexível e inovadora às tendências. Além disso, a tecnologia é uma grande aliada do fulfillment, tendo em vista que a utilização de softwares de controle possibilita uma maior integração das operações de toda a cadeia produtiva.
Terceirização
Nos dias atuais, existe uma grande tendência para a terceirização do fulfillment. Isso ocorre para atender às necessidades dos clientes internamente, uma vez que a empresa precisaria contar com uma estrutura física e mão de obra que gerariam altos custos. Além disso, o tempo gasto para gerir esse processo pode tirar o foco da empresa em sua atividade principal.
Neste cenário, há diversas empresas surgindo no mercado oferecendo a gestão do processo de fulfillment, o que poderia reduzir os custos com encargos sociais, pagando de salário e manutenção de uma estrutura física. Outro benefício da terceirização é que a empresa terceirizada, por se focar exclusivamente no processo em questão, acaba se especializando e oferecendo um serviço mais eficiente.
Em um mercado competitivo e exigente como o dos dias de hoje, firmar uma parceria com uma prestadora de serviço que ofereça soluções tecnológicas inovadoras para o seu negócio pode ser um diferencial, otimizando todo o processo e minimizando o estresse da gestão.