O vento da mudança está soprando fortemente em transporte e logística.
A digitalização está em pleno andamento: está abrindo todo um portfólio de novas oportunidades para reduzir custos, diferenciar ofertas de produtos e redefinir modelos de negócio
As plataformas de frete digital estão impulsionando a transformação.
O foco restrito em segmentos de mercado claramente delineados atualmente restringe seu potencial de interrupção.
No entanto, o efeito a longo prazo sobre o setor pode ser imenso, como outros setores demonstraram.
Vários players entraram na corrida pela posição de mercado líder de amanhã em transporte e logística.
Os inovadores digitais estavam na vanguarda desse desenvolvimento, e agora os fornecedores estabelecidos estão no modo de reação. Alguns entraram na corrida no início, outros entraram mais tarde e outros ainda estão avaliando como jogar nesse novo campo.
poucos provedores incorporam suas ações a planos coerentes e bem concebidos de jogos digitais.
Muitos estão adotando estratégias “eu também”. O lançamento de outra bolsa digital de frete não será suficiente para os players estabelecidos.
Outros já avançaram significativamente na curva de aprendizado, e o setor já está inundado de plataformas digitais. Ao mesmo tempo, as opções de fusões e aquisições e cooperação são limitadas: atores estabelecidos já adquiriram ou fizeram alianças com os novos participantes mais promissores.
As opções estratégicas para os prestadores de serviços de logística estão desaparecendo. A corrida está aberta a todos, mas os jogadores digitais estão conduzindo a mudança atualmente.
As novas plataformas remodelarão o setor? Possivelmente. Isso significa “game over” para os provedores de serviços tradicionais? De maneira alguma. Os players estabelecidos podem aproveitar a longa experiência no setor, o forte poder da marca e a ampla cobertura da cadeia de valor para desenvolver seus futuros pontos de venda exclusivos.
Os pioneiros digitais, por outro lado, trazem tecnologia de ponta, solução inteligente e estruturas ágeis para enfrentar a luta.
Embora os prestadores de serviço de logística tenham perdido sua vantagem em determinadas áreas, eles continuam em uma posição forte para sair como um dos poucos vencedores nesta corrida.
Uma coisa é certa: é necessária uma ação consequente para navegar com o vento em direção às margens seguras e evitar cair em uma posição de nicho.
Sentar e esperar não é uma opção. Nem é uma abordagem simples “eu também”. As empresas precisam intensificar seus jogos.
Eles não devem ter medo de mudança, mas de paralisação, pois seus modelos operacionais tradicionais podem não ser mais necessários em um futuro não tão distante.
A digitalização pode ser uma ameaça grave, mas também sua chance única de garantir posições de liderança no mercado nos próximos anos.