O PIB da construção civil teve alta de 0,8% no 1º trimestre de 2022, quando comparado aos últimos três meses de 2021, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Este crescimento vem sendo observado há sete trimestres consecutivos.
Ainda segundo a CNI, esta sequência de resultados positivos iniciou no 3º trimestre de 2020 e ainda não havia sido vista antes na série histórica do PIB indicador, iniciada em 1996.
Nível de atividade
Nesta área, os resultados também foram positivos: o primeiro semestre de 2022 apresentou o maior nível de atividades desde outubro de 2021. Conforme a Sondagem Indústria da Construção Civil, realizada pela CNI, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o nível de atividade do setor, na média do 1º trimestre/22, atingiu 49 pontos, o que representa maior patamar, para o período, dos últimos 10 anos. Este índice foi maior que o da sua média histórica (iniciada em 2010), que é de 45 pontos.
De acordo com as entidades, a construção de edifícios e os serviços especializados para construção continuam impulsionando o nível de atividade da construção civil.
Já na comparação mensal, o mês de março de 2022 apresentou os melhores resultados desde outubro de 2021, com 51,3 pontos. Nos últimos cinco meses, foi a primeira vez que ultrapassou o patamar de 50 pontos. Segundo a CBIC e a CNI, isto significa que o setor encerrou o primeiro trimestre do ano com crescimento. Além disso, ao considerar apenas os meses de março, o setor teve o maior patamar desde 2012.
Capacidade de operação da construção civil
Outro índice positivo para o setor da construção civil é que a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) cresceu 3 pontos em relação ao mês anterior, alcançando 68%. Este resultado representa o maior patamar desde 2014, quando se situava em 69%. Para as entidades, este dado mostra que a atividade do setor permanece aquecida, mesmo com o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Confiança da construção civil
Com todos estes resultados, o Índice de Confiança do Empresário da Construção também se manteve em alta. Em abril/22, foi de 55,5 pontos, enquanto em março/22 este indicador estava em 55,3 pontos. Outro dado positivo é que o indicador de expectativas aumentou de 58,4 pontos em março/22 para 59 pontos em abril/22.
Geração de novas vagas na construção civil
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Construção Civil manteve resultados positivos no mercado de trabalho formal. O mês de fevereiro, em especial, registrou o maior saldo de novas vagas dos últimos 11 meses, com 39.453 oportunidades.