Aprendendo com a História

É muito curioso imaginar que a maior empresa de fotografias da história vá a falência exatamente no momento em que mais se tira fotografias na história da humanidade. A cada 2 minutos, o mundo tira mais fotos do que todas do século XIV.

A Kodak foi símbolo de tecnologia de ponta por muito tempo. Especializada em fotografias, a empresa detinha 90% das vendas de filmes e 85% das vendas de câmeras nos Estados Unidos. Nascida na cidade norte-americana de Rochester no final do século XIX, a Kodak viveu uma época dourada a partir do início do século XX. Na década de 1970, a Kodak criou a câmera digital, porém não a levou para o mercado por medo de afetar seus outros negócios, que até o momento fazia a empresa ser uma das mais poderosas do mundo. Por ironia do destino, este erro acabou custando a vida da Kodak que a partir daí foi superada por suas rivais e não conseguiu adentrar no meio digital.

Ao mesmo tempo, também é muito curioso como um jornal impresso pode se tornar símbolo de inovação e tecnologia. 

O Washington Post , referência nos EUA e no mundo no que se diz respeito a grandes reportagens e prêmios que o jornal já recebeu. São nada mais e nada menos que 47 Pulitzers, o Oscar do jornalismo mundial. Também NÃO escapou da crise dos jornais impressos. Com a crescente procura por notícias nos meios digitais em substituição aos impressos, o Post viu suas receitas serem reduzidas. O jornal teve um prejuízo de 14,8 milhões de dólares no primeiro semestre de 2013 e uma queda de 4% na sua receita com publicidade e de 7% na sua circulação. Se somado os seis anos anteriores, as perdas nos gastos operacionais da divisão de jornais da companhia chegava a incríveis 44%.

Em 2013, a família Graham, proprietária do jornal, vendeu-o para o bilionário Jeff Bezos, presidente da empresa de tecnologia Amazon. Foi neste momento que o jornal iniciou uma verdadeira auto revolução.

Sob nova direção, o jornal passou a investir em tecnologia, contratando engenheiros e cientistas de dados, desenvolvendo sistemas tecnológicos como o Arc, uma ferramenta para publicações digitais.O sucesso foi tanto que em 2018 o jornal ficou em oitavo na lista das dez empresas mais inovadoras do mundo, divulgada pela revista Fast Company. O jornal ficou na frente do Spotify e da NBA e ao lado de gigantes da tecnologia como a Amazon e a Apple.

Adaptar-se é muito mais do que uma questão de sobrevivência, como diria Charles Darwin. É uma oportunidade para ver seu negócio expandir e se tornar um símbolo dessa nova era.

Nós do grupo New Alliance deixaremos um legado de inovação para as próximas gerações.


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