O destaque do cenário atual são dos projetos industriais e logísticos. De acordo com os dados divulgados no início de 2019 pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal, o setor de logística deve movimentar cerca de R$111 bilhões nos próximos anos. Só em 2019, 59 projetos do setor estão em andamento dentro do PPI.
As concessões devem impulsionar, expandir e mudar o mercado imobiliário logístico para novas áreas de armazenagem, principalmente nas aeroportuárias e portuárias.
A concessão aeroportuária e portuária inicia um processo de expansão e descentralização da movimentação de carga no Brasil. Atualmente, grande parte da carga nacional ainda está concentrada no eixo Rio-São Paulo. Com a entrada de novos players na administração dos aeroportos e suas áreas de Terminal de Carga Aérea (TECA) em outras regiões brasileiras, inicia-se uma competitividade positiva de atração de carga e de oportunidades no mercado logístico.
Como exemplo dessa competitividade, podemos citar os aeroportos de Fortaleza-CE, Recife-PE e Salvador-BA, que passaram a ser administrados por grandes players globais. A francesa Vinci Airports (Aeroporto de Salvador), a alemã Fraport (Aeroporto der Fortaleza) e a espanhola Aena (Aeroporto de Recife) devem competir pela atração de carga e de investimentos. É inegável que a concorrência entre as empresas é muito positiva para o mercado e para a dinamização da economia, já que as empresas buscam melhorias no serviço prestado e redução de custos. Essa dinâmica vai influenciar o crescimento da movimentação da carga e reduzir o Custo Brasil, que é diretamente ligado aos altos valores ligados à logística do país.
A sexta rodada de concessões inclui 22 aeroportos dos blocos Sul, Norte e Central. O leilão está previsto para 2022 e o processo já está na fase de estudos técnicos preparatórios. É importante que os investidores do mercado e logístico fiquem atentos principalmente às novas rodadas de concessão que vão gerar ótimas oportunidades para o setor.
Aqui é a Mariana Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns.
Sou a Talita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.