A AMAZON, a gigante do e-Commerce mundial, ao contrário do que muita gente pensa, não criou um novo modelo de negócios. Usou um modelo “velho” e consagrado. Copiou uma velha fórmula que continua sendo um ótimo modelo de negócio baseado em vendas repetidas. Jeff Bezos estava com 30 anos e morava em New York. Sentia que era seu momento para mudar de vida. Olhou para a Internet como algo evolutivo e sentiu que era uma boa alternativa para resolver o grande problema ou a grande dificuldade de todo e qualquer negócio: A LOGÍSTICA. Isso o levou a fundar a AMAZON em 94 e seu pensamento era esse: DISTRIBUIR produtos de forma mais fácil e mais barata, ganhando escala.
Seja levando em conta o varejo tradicional ou os puramente virtuais, ter espaço ilimitado em suas prateleiras, fornecer informações em abundância sobre seus produtos (inclusive informações co-criadas pelos próprios clientes) e construir uma logística de entrega a domicilio em prazo recorde em escala mundial– Eis o grande segredo por trás da Amazon.
Segue seus números:
- Em 1994, quando Bezos começou, com acordos com Distribuidores de Livros, a ação na Nasdaq custava 18 dólares.
- Em 1998 a empresa crescia, mas tinha um déficit de 390 milhões de dólares (427 % de deficit entre 94 a 98).
- Em 1999, na virada do Século, quando a Bolha da Internet estourou, a ação valia 209 dólares e Bezos foi eleito “O Homem do Ano” pela revista TIME. Bezos falava que os lucros seriam uma questão de tempo.
- Em 2015, uma ação da AMAZON valia 543 dólares e a empresa conseguiu um LUCRO LÍQUIDO DE 902 MILHÕES DE DÓLARES e já possuía um investimento em parceria de mais de UM BILHÃO DE DÓLARES. Nesse ano, o faturamento da AMAZON foi de cerca de 15 BILHÕES DE DÓLARES com uma oferta de 20 milhões de itens.
- Hoje, a AMAZON é proprietária de 9 centros de Distribuição nos Estados Unidos; 9 na Europa e 4 na Ásia.
- Mais importante: dos 50 milhões de clientes que compram da AMAZON, quase 80% comprou mais de uma vez.
- O ticket médio atual é de 116 dólares (cresceu 10% desde 1998).
- Investimentos em Marketing: 413 milhões de dólares-ano (130% de crescimento do investimento face a 1998).
- Gastos com Desenvolvimento de Sistemas: 160 milhões de dólares (crescimento de 176 % face a 1998).