Building Information Modeling ou Modelagem da da Informação da Construção – é cada vez obrigatório no universo da engenharia civil e arquitetura, pois ele está trazendo inúmeros benefícios para construção civil ao redor do mundo. Em outras palavras, BIM é uma série de processos, métodos, softwares e tecnologias utilizados para melhorarem a comunicação e a cooperação durante as fases de um empreendimento, desde a concepção arquitetônica até a manutenção do edifício.
Para exemplificar de maneira mais clara, no processo BIM é como se o prédio fosse construído virtualmente no computador antes de ser construído no terreno. Assim como na “vida real”, todas as disciplinas de projeto (hidráulico, estrutural, arquitetônico, etc.) estarão sobrepostas, portanto é importante facilitar a visualização de problemas e a elaboração de formas de otimizar o projeto.
Dessa maneira, fica mais fácil identificar se um tubo está atravessando uma viga onde não deveria ou se uma porta não tem espaço suficiente para abertura.
Ao invés de apenas desenharmos linhas para representar as paredes da edificação, agora utilizamos geometrias. O software de modelagem (utilizado para criar esses modelos virtuais) interpreta essa geometria como uma parede de alvenaria ou de bloco estrutural, por exemplo.
Dependendo do grau de especificidade que você desejar, é possível indicar o custo desses blocos, o coeficiente de condutividade térmica e muitas outras informações. Possibilitando análises e simulações de maneira muito mais dinâmica que em processos CAD.
Permitem também realizar estudos e análises de sequência construtiva, tudo isso em animações 3D. Ou seja, à medida em que a obra vai avançando, é possível ver a estrutura subindo, a parede sendo construída e etc.
Além disso, após criado o modelo das diversas disciplinas de arquitetura e engenharia civil, as equipes responsáveis pelos estudos de orçamento e planejamento de obra podem utilizar todas essas informações para analisar quais as melhores estratégias de construção.
Alguns softwares de planejamento permitem a simulação de canteiros de obra e movimentação de equipamentos, evitando acidentes e otimizando a logística.
O Grupo New Alliance não mede esforços em investir constantemente em inovações tecnológicas voltadas ao mercado de construção civil e já está viabilizando suas novas construções com essas novas ferramentas.