SUL DE MINAS RECEBE ESTRATÉGICA FÁBRICA DE EMBALAGENS E VIDRO RECICLÁVEIS

Com investimento aproximado de R$ 290 milhões, a multinacional francesa Verallia, que atua no desenvolvimento e na fabricação de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, irá inauguras unidade em Jacutinga, Sul de Minas, em 4 de Julho. A previsão inicial é de geração de 150 empregos. A planta de Verallia, que está em fase operacional de teste, é a primeira do Estado a atuar em grande escala na fabricação de embalagens de vidro. A capacidade de produção é de 1,1 milhão de garrafas por dia.

A produção de embalagens de vidro era elo de cadeia faltante no Estado, ou seja, Minas não contava com tal atividade. Apenas algumas empresas atuam no setor, principalmente no Sul de Minas. A produção de Verallia em Minas deve ser direcionada, em parte, a grande empresas de bebidas, como a Ambev. Também há demanda por parte das cervejarias artesanais.

A nova atividade atende a demanda antiga do segmento de bebidas e deve atrair a Minas outras empresas, que passam a contar com fornecedor das embalagens. Exemplo é a Itaipava, que em Março anunciou investimento de R$ 800 milhões em unidade na cidade de Uberaba, no Triângulo, com previsão de início de produção em abril de 2020.

Atualmente, as empresas de bebidas com atuação em Minas têm que comprar as garrafas em outros estados. Dessa forma, o ICSM sobre a embalagem fica no local de origem, impedindo a possibilidade do governo de Minas conceder o diferimento – que é uma espécie de postergação do imposto – a tais empresas, gerando perdas significativas. Com a compra da garrafa sendo realizada em Minas pode haver melhor melhora no caixa das empresas do setor e ainda facilidades em termos de logística.

A principal mercadoria a ser produzida na unidade é a garrafa de vidro. A unidade mineira traz o ganho de ter forte apelo ambiental, com parte da produção utilizando vidro reciclado. Esse tipo de produção é mais usado para garrafa escura muito utilizada para cerveja.

Uma das demandas da empresa é que o terreno para implantação da indústria estivesse num raio de 200 km do Porto de Santos e de 250 km de Descalvo (SP), onde há extração de areia, insumo para fabricação de vidro. Outra exigência é a proximidade com São Paulo, devido ao mercado consumidor. A Verallia oferece soluções a cerca de 10 mil clientes ao redor do mundo. A companhia está industrialmente presente em 11 países. No Brasil, a Verallia tem quatro fábricas localizadas em Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP), São Paulo (SP) e Jacutinga (MG) .

O Grupo New Alliance possui áreas no entorno da Nova Fabrica em Jacutinga(MG) com projetos aprovados para instalação de condomínios logísticos. Entre em contato e faça-nos uma visita.

Posts Relacionados

Digite sua palavra-chave