Tilt-up

Atualmente, nos países em desenvolvimento, a construção com técnicas artesanais e com pouco ou quase nenhuma industrialização ainda é muito comum nos canteiros. Porém, com a necessidade de se produzir mais, em menos tempo e respeitando o meio ambiente, além de garantir aos empreendimentos um controle de qualidade na execução das obras, garantindo as mesmas maior durabilidade e eficiência, a cada dia, mais construtores tem revisto seus métodos e procurando se atualizar, tornando-se mais competitivos.

Independente do porte da Construção, os itens prazo, qualidade, custo e sustentabilidade devem ser vistos como pilares para a eficiência e competitividade de qualquer empreendimento.

O Tilt-up é o sistema construtivo mais amplamento utilizado entre os pré-moldados na América do Norte, chegando a 15% do total das obras industriais. Esse sistema de pré-moldado é feito a partir de concretagem das peças na própria obra. Dentre as vantagens do sistema, podemos listar a grande economia de materiais e mão de obra, além do tempo reduzido de construção.

Seu nome tem origem na palavra “inclinar” que em inglês é “tilt”. A tradução para o português ajuda a entender o conceito desse sistema construtivo do tipo pré-moldado. No sistema “Tilt-up” ou “inclinar por cima”, as paredesde concreto armado são executadas sobre o piso previamente nivelado, em formas na posição horizontal e após o concretoatingir a resistência necessária, as peças são içadas e escoradas até a completa execução da laje ou da cobertura, que serão responsáveis pelo travamento do conjunto.

Além da velocidade na construção, o método construtivo proporciona segurança no canteiro, uma vez que a necessidade de trabalhos em altura é reduzida. Como é realizado in loco, dispensando o transporte da estrutura entre a fábrica de pré-moldados e o canteiro de obras, é uma opção interessante para locais mais distantes ou de difícil acesso. Esse processo compreende desde a armação e fase de concretagem até o levantamento das paredes e tem em média a duração de quatro a cinco semanas, podendo variar em função dos materiais e do porte da estrutura.

O método do Tilt-up é indicado para a construção de pavilhões para indústria, logística, transporte ou comércio, além de prédios multi pavimentos com altura aproximada de até 20 metros. Porém, alguns cuidados devem ser observados ainda em fase do processo. Os painéis devem ser distribuídos de forma proporcional em toda extensão e os vãos de janelas e portas, dentre outros, devidamente marcados.

Os mesmos deverão ser dimensionados de forma a suportar não só as cargas provenientes do seu peso próprio e da sobrecarga da estrutura, mas também para serem içados. Como esta estrutura é concretada no local e posteriormente içada, a mesma deverá resistir a este esforço. Outro cuidado no dimensionamento da estrutura, diz respeito ao dimensionamento do guindaste para içamento dos painéis. Painéis muito pesado, requerem grandes esquipamentos de içamento.

Neste modelo construtivo, a execução do piso em concreto deverá ser realizada em primeiro lugar, prevendo os pontos de fixação ou ancoragem dos painéis. Posteriormente excutam-se as formas e armações  dos painéis seguidos da concretagem, adensamento e cura do mesmo. Após prazo de cura, as peças serão içadas e posicionadas com auxilio de guindaste e devidamente soldadas nos pontos de fixação.

Posteriormente a execução de todos os painéis que irão garantir a estruturação do conjunto, realiza-se a cobertura, cuja carga será distribuída pelas paredes (painéis). Por ser ainda pouco difundido no país, o tilt-up não conta com normas brasileiras. As normas norte-americanas da Tilt-up Concrete Association (TCA) são as principais referências para os calculistas.

Nós do Grupo New Alliance oferecemos o que há de mais moderno com grande preocupação com a  sustentabilidade tendência mundial, em obras industriais.

Faça-nos uma visita!

 

Posts Relacionados

Digite sua palavra-chave