Uma impressora 3D gigante construiu duas casas em uma parte rural e empobrecida do México, abrindo caminho para o que será o primeiro bairro impresso em 3D no mundo.
As casas não são apenas um protótipo. Os desenvolvedores esperam construir 50 novas casas com a impressora 3D até o final de 2020, substituindo as estruturas que os moradores construíram a partir de madeira, metal e quaisquer materiais que pudessem pagar.
As famílias vivem em uma zona sísmica que é propensa a inundações no estado de Tabasco, México. Construir algo que resista a um terremoto e mantenha-o seco durante fortes chuvas foi uma consideração importante quando se tratou do design.
“Essas famílias são as mais vulneráveis e com menor renda … e vivem com uma média de US$ 3 por dia”, disse Brett Hagler, CEO e co-fundador da New Story, organização sem fins lucrativos que está construindo a comunidade.
New Story é uma organização sem fins lucrativos que ajuda famílias que precisam de abrigo. Construiu mais de 2.700 casas na América do Sul e no México desde que foi fundada em 2014. Este é o primeiro projeto de construção de moradias realizado com impressão 3D.
A organização sem fins lucrativos associou-se à ICON, uma empresa de tecnologia de construção que desenvolveu a robótica de impressão 3D usada no projeto. A ÉCHALE, uma organização sem fins lucrativos no México, está ajudando a encontrar famílias locais para morar nas casas.
Ainda não há preço nas casas, mas a New Story diz que está trabalhando com as famílias para que paguem de 20 a 30% de sua renda. eles querem que as pessoas tenham um bom senso de propriedade na comunidade.
“Temos algumas das mentes mais brilhantes e a tecnologia mais promissora do Vale do Silício, trabalhando em problemas de elite. Como podemos repensar e remodelar a tecnologia existente e emergente para essas questões mais prementes?”
A tecnologia existe e a aplicação na construção de casas para os necessitados traz muita esperança para o futuro.